Artigos

Primeira consulta com a ginecologista

02 de agosto de 2018

 

Texto de: Dra Ivana Fernandes Souza

Ginecologista / RQE: 3717

Pós graduada em Medicina do adolescente

Profª do Curso de Medicina da UNISUL

 

Quando devo fazer a primeira consulta ginecológica?

Com o aumento crescente do conhecimento e maior consciência das mulheres quanto a necessidade da realização de exames preventivos, a consulta ginecológica passou a fazer parte dos exames rotineiros da mulher.  O que muitas pessoas não sabem, é que os problemas ginecológicos podem começar cedo, ainda na infância.

Afinal, quando deve-se consultar o ginecologista pela primeira vez?

Sempre que a paciente, seja criança, adolescente ou adulta, apresentar algum problema ou dúvida relacionada a área ginecológica, deve procurar o ginecologista, independente da sua idade.

Ao iniciar os primeiros sinais da puberdade: aparecimento dos brotos mamários e/ou dos pelos genitais, está na hora de procurar o ginecologista!

Nesta etapa, o profissional especializado pode avaliar se a puberdade da menina está ocorrendo normalmente ou se há sinais de precocidade ou atraso no  desenvolvimento.

A consulta nesta época é importante para perder o medo do ginecologista e do exame ginecológico. É um bom momento para aprender sobre as mudanças do corpo e as transformações que virão, como por exemplo, a primeira menstruação. E sobretudo, para familiarizar-se com o ginecologista.

Na adolescência, novas dúvidas e necessidades aparecem: curiosidade com a sexualidade, o primeiro namoro, o início da vida sexual e o desejo de iniciar a anticoncepção. Aprender sobre a prevenção das doenças de transmissão sexual e os cuidados com sua própria saúde são muito importantes nesta etapa.

A consulta realizada por profissional treinado para o atendimento de crianças e adolescentes é de suma importância para a prevenção e o diagnóstico precoce de muitas patologias.

 

Agende sua consulta!


Artigos relacionados
Conversar no WhatsApp